QCon (SP) 2016

Olá pessoal, tudo bem? Hoje quero compartilhar com vocês a sensacional experiência que foi ter participado e palestrado de um dos maiores congressos de desenvolvedores de Software do Mundo, QCon SP 2016.

Ao chegar no edificil empresarial WTC, em São Paulo, me deparei com muitos profissionais da indústria de TI e de grandes empresas do cenário mundial. Mas até ai tudo bem! Chegando na recepção para o credenciamento encontrei, de cara, um Stand de representação da RavenDB (Empresa do Ayende), o que logo me fez pensar: Realmente, estou no centro de grandes cabeças do mundo aqui. Não posso fazer feio!

Após ter feito meu credenciamento, fui assistir uma palestra muito interessante com o tema – Apache Mesos para operar grandes sistemas e (micro)serviços, a qual me fez entender algumas particularidades do mundo dos Microserviços, Discovery, Medições, Confiabilidade e Disponibilidade fornecida pela plataforma Apache Mesos e Marathon. Apesar de requererem profissionais especializados para realizar uma configuração adequada, são ferramentas que realmente faz toda diferença para projetos que faz uso massivo de Microserviços. Ah, antes que eu esqueça a Microsoft está usando esses mesmos mecanismos no Azure Smile, através do recurso Azure Container, como apresentado neste video do Channel9. Ao terminar esta palestra, eu já havia decidido assistir a uma outra palestra também muito interessante – Mas eu não sabia o que a oportunidade de estar presente numa QCon havia me reservado!

Após dar uma volta pelos corredores fui até o stand da RavenDB, do tão conhecido Ayende. Chegando lá, comecei a conversar com nada mais nada menos que os criadores do NHibernate e do famoso banco de dados NoSQL RavenDB e fiquei por 1h e meia conversando com o simpático Frederico e o Ayende, tirando dúvidas sobre o funcionamento do banco de dados NoSQL, quais eram suas caracteristicas frente aos concorrentes como MongoDB, CouchBase e afins, sistema de transação, replicação de dados e muitas outras experiências interessantes que pude trocar e aprender com esses caras que são muito Bons no que fazem: Performance em repositório de dados. Além desses caras fantásticos, tive o prazer de conhecer um dos caras que aqui no Brasil é de tirar o Chapéu: Elemar Junior. Segue a foto com OS Caras:

Após essa foto seguimos para um Happy Hour com os palestrantes Smile, do you want grab a beer? I do

Chega então o segundo dia de congresso – mas antes fui até o aeroporto de Guarulhos receber meu amigo Yan Justino, que realizou uma apresentação com o tema: Bounded Context e CQRS na evolução de aplicações .NET legadas, excelente para quem está querendo aprender um pouco mais sobre Domain-Driven-Design e o que é necessário para utilizar esses conceitos na migração de sistemas legados para novas arquiteturas. Quando chegamos no evento, fomos para a sala dos palestrantes e com quem nos deparamos? Julie Lerman a mulher que mais entende sobre Entityframework que já conheci e referencia no assunto, além de entender bastante sobre Domain-Driven-Design – E lá estavamos nós três no hall do evento, conversando com ela e, claro, tiramos uma foto com ela para registrar esse momento especial:

Essa conversa deu orivem a novidades excelentes para o cenário Brasileiro, Aguardem !!! Winking smile

Chegou a hora da minha palestra: Nervosismo, Equipamentos com alguns problemas técnicos, público chegando, mas… com muito empenho da equipe técnica deste evento sensacional (não existe outro adjetivo para descrever essa minha experiência e oportunidade), tudo foi corrigido e sanado para que eu pudesse executar minha apresentação sobre: Matando WebForms e modernizando um grande varejista. Após concluir a apresentação e as emoções se estabilizando pude entender ainda mais, a magnitude desse evento e dos profissionais que participam da QCon: Atenção na apresentação, questionamentos, perguntas totalmente voltadas para cenários críticos, ou seja, tudo isso faz você sentir o peso de fazer parte de um time seleto que faz esse evento acontecer.

Os slides que utilizei para apresentação da minha palestra estão abaixo:

Matando web forms e modernizando um grande varejista Por José Roberto Araújo

Conclusão

A QCon realmente é um evento diferenciado de todos os outros que você pode ter ido em sua carreira profissional aqui no Brasil. Claro que existem excelentes eventos acontecendo e rodando o Brasil, todos os anos. Porém, a QCon é um evento que acontece 2 vezes aqui no Brasil, a primeira edição BR acontece em São Paulo e a segunda edição no segundo semestre na cidade do Rio de Janeiro. De fato é um momento excelente de troca de experiências com profissionais renomados na Indústria de Software do Brasil e ao redor do mundo, faz você ter contato com novas ferramentas, mecanismos e implementações que deram certo ou errado, e com isso aprender com todos os participantes. São palestras com muito conteúdo técnico, os palestrantes são super acessíveis e dispostos a compartilhar o conhecimento com quem ali está. Recomendo que todo profissional de TI, pelo menos uma vez na vida se dê esse presente; pois o resultado certamente será compensador.

Tenham uma excelente semana 🙂

Comments