Global Azure Bootcamp 2016 (Brasilia)

O evento Global Azure Bootcamp é o maior evento que trata de assuntos relacionados com a plataforma de nuvem da Microsoft, o Azure. O evento teve sua primeira edição em 2013 e ocorre em um único dia em vários países, para obter mais detalhes sobre o evento acesse o site oficial: https://global.azurebootcamp.net/.

Eu tive a oportunidade de participar deste evento na Edição de 2015, que ocorreu na cidade de Brasilia. Naquela ocasião eu abordei o tema AspNet Identity – de dentro das trincheiras. Com uma abordagem histórica dos passos evolutivos obtidos pela arquitetura do Framework de segurança da Microsoft até sua integração com o Azure Active Directory e uma outra forma de integração com o banco de dados NoSQL da plataforma Azure: DocumentDB.

2016-logo-250x169 Neste ano o evento ocorreu no dia 16 de Abril e foi realizado na Capital Federal do País – Brasília. O tema abordado nesta edição, mostrou aos presentes na palestra um Mix que a Microsoft vem trazendo e trabalhando no processo de integração de várias tecnologias, dentro do Azure: Arquitetura agnóstica aplicada – AspNet6 + NodeJS e Redis. Esta apresentação abordou uma série de tecnologias que hoje são totalmente possíveis de conviver lado a lado, devido as grandes evoluções e integrações que estão acontecendo entre Microsoft e o mundo Open-Source. O objetivo desta apresentação foi mostrar como podemos criar aplicações web/mobile que sejam agnósticas de backend ou tecnologias e que tenham processamentos assíncronos utilizando filas de processamento. Abaixo seguem as tecnolgias abordadas nesta minha palestra:

  • Frontend utilizando AngulasJS
  • Middletier (Camada intermediária) utilizando NodeJS acessando o Redis
  • Armazenamento de dados utilizando Redis
  • Processamento em Batch no Backend utilizando AspNet Core
  • Processamento de Lote de dados utilizando Azure Queue
  • Integração com repositório no Github

A apresentação abordou aspectos que fez o público refletir que ser agnóstico (independente de tecnologia ou plataforma) não é bala de prata, ou seja, não é a solução para todos os problemas, além de exigir uma série de conhecimentos necessários para estruturar uma arquitetura que faça uso de várias tecnologias. O Contraponto dessa temática é que, uma vez esse esses entendimentos e arquitetura nivelados dentro do time, o projeto pode ser separado em equipes independentes, porém interligadas; isso torna o desenvolvimento mais ágil e, claro, divertido Smile, pois trata-se de utilizar novas tecnologias e isso é o que a maioria dos DEVs (assim como eu Open-mouthed smile) realmente gostam de trabalhar no dia a dia. Abaixo segue os slides que foram apresentados na palestra e os links para acesso aos códigos de exemplo no Github:

Códigos da apresentação:

Até o próximo artigo. Fiquem antenados nos feeds do blog, teremos muitas novidades sobre as novas tendências e tecnologias web da Microsoft.

Comments